segunda-feira, 23 de março de 2009

Maratona do Centro - Airbike


A equipa Cross Racing / Leões Cabanenses esteve nesta fantástica maratona em Leiria com diversos objectivos, vejamos: uns foram ao pódio, outros divertiram-se à brava... E isto porquê?

A maratona esteve dividida em várias categorias por idades e o nosso campeão António Silva arrebatou o 1º lugar na sua categoria - Vet. B. Também o Rui Lima fez um honroso 12º lugar a 18:52' do 1º lugar.

Eu fui com a intenção de treinar com o Nuno Machado para nos prepararmos em conjunto para o Geo-Raid de Abril. Apesar do pau do tamanho de uma salsicha alemã que o Nuno conseguiu enfiar na roda traseira (todo lá dentro...) e de se enfiar o dedo pelo rasgão a meio do piso do Fast-track, lá perdemos algum tempo a colar um taco pelo interior da carcaça, metemos uma câmara de ar, um pouco de cianocrilato no exterior do rasgão, pressão de ar no desgraçado e seguimos viagem - isto por volta do Km 30; um pouco mais à frente achava que a minha lefty não estava a trabalhar como era suposto trabalhar... "pera aí ó Nuno questa bosta não está a funcionar" e de facto estava toda assapada. Tinha perdido quase todo o ar. Azar... para ela... continuamos caminho e a divertirmo-nos como se não houvesse um rasgão e como se a lefty estivesse com 2000 Psi. 1 cm de curso à frente é mais do que suficiente, hehehehe. Dava dó só de a sentir a bater no fundo naqueles degraus técnicos e pedras que haviam pelo caminho. Mas meu amigo, a bike é para sofrer por nós e não nós por ela, foi assim até à meta.
Nem a grande descida perto do final, nem o singletrack fabuloso no meio de tanta vegetação nos fez abrandar. Estavamos a recuperar bem os mais de 20' que perdemos com os remendos, e de sorriso de orelha a orelha.
Ainda assim subimos ao 64º e 65º lugares, respectivamente.
O ritmo empreendido foi o adequado para não sofrer em absoluto e serviu para nos entendermos bem para o Geo-Raid, encontramos o nosso ritmo (aquele de quem não nada um caraças, hehehehe) mas que faz 2 dias de prova com 6000m de acumulado e 180Km.

Também me ressenti um pouco da fantástica maratona de Cycle (creio que era isso) que fiz na sexta-feira à noite no Ginásio Fitform, nos Carvalhos. Foram 3 horas muito interessantes onde tive de estar mais atento ao que me mandavam fazer do que propriamente à pedalada... com tantas variações de posição ainda estou baralhado, e o meu ouvido ainda não está restablecido por causa da coluna mesmo ao meu lado, hehehehe. Valeu pelo treino e pela intensidade.
Parabéns à professora que deu parte da aula, mostrou uma garra incrível e pedalou como uma fera, serve de exemplo ao meninos que choram logo na 1ª subida que vêm. Precisavamos de gente assim no BTT.

Foi com orgulho que, mais uma vez, tivemos o nosso Tono Silva no pódio a vestir o nosso novo equipamento. Parabéns!!!

Classificações:
40Km - Vet. B
1º: Rui Costa / Casa do Benfica Alcobaça - 1h27'
63º: Almir Cardoso / Cross Racing - 3h06'

80Km - Vet. A
1º: Sérgio Valente / Maxigym - 3h23'
64º: Ricardo Pereira / Cross Racing - 4h38'
65º: Nuno Machado / Team M&M Motovedras - 4h38'

80Km - Vet. B
1º: António Silva / Cross Racing - 3h37'
12º: Rui Lima / Cross Racing - 3h56'
52º: Zé Manel / Cross Racing - 4h44'

O percurso foi dos mais interessantes que alguma vez fiz, apesar de técnico e com muita pedra grande e solta, este era 100% ciclável e nunca foi preciso levar a burra à mão.
Começou suave com alguma estrada para aquecer, tornou-se duro ao fim de meia hora, abrandou lá para o Km 60 e foi divertido até ao final.
Felizmente não deram T-shirt, porque são sempre largas, mas sim um saco para meter o pão, ou os sapatos, ou a roupa suja, etc.
O almoço foi de massa com carne picada, caldo "pouco" verde mas saboroso, pão e cerveja à descrição.
Os pontos mais fortes desta organização foram a qualidade da marcação do percurso, os cortes de via pública sempre com elementos da organização e GNR nas Nacionais e Municipais, e o controlo electrónico dos tempos que permitiu o acesso às classificações temporárias pouco depois do almoço e antes que todos os atletas tivesses acabado a prova.

Nota: 9 em 10.

Sem comentários: