terça-feira, 1 de setembro de 2009

Gaia / Fátima por estrada numa BTT


A Porta de Armas, olhem-me a cara do Rasteirinho, no chão, tipo a dizer: "estes senhores não me deixam entrar no supermercado, mas está tudo bem... já os lixo"
















No passado dia 23 de Agosto, uma parte da matilha dos Cães do Monte reuniu-se e fomos a Fátima em BTT. Uns com slicks, outros com tacos, lá nos juntamos e arrancamos eram quase 8h da manhã.

Às 8h tiramos a foto da praxe, antes do arranque. Seis gajos cheios de Fé... Eu, Paulo, Né, Ribeiro, Toni e o Miguel (primo do Toni).




Mal chegamos à descida para as praias de Gaia ficamos cobertos por um nevoeiro gelado e um vento Sul que persistiu em nos contrariar até Leiria.



O percurso estava traçado, via N109, até ao destino...



O grupo seguiu caminho e lá paramos antes de Mira para o 1º abastecimento. Mais uma rodada de pedalada para toda a gente e fizemos a 2ª paragem antes da Figueira da Foz. Com direito a Coca-Cola e Gelatinas. Ganho mais um bocado de fôlego e seguimos caminho até à 3ª paragem do dia logo após a Tocha. Paragem mais longa com direito sandes de presunto, e bebidas de vários tipos. Arrancamos dessa paragem mais demorada e chegamos a Leiria, já com o Sol totalmente a descoberto. Por lá ficamos à entrada de um Centro Comercial pequeno a ver OVNIS do tipo balão.



Com mais um lanche metido no bucho, queixas de cansaço de uns e de outros lá nos enfiamos em cima das burras e toca a fazer a subida do dia até, quase, a Fátima.

Todo espirutuoso, o Paulo começa a rasgar alcatrão por lá cima até que lhe puxam a ficha. Parei com ele num tasco e pode-se dizer que ele foi salvo por uma sande de queijo fresco e marmelada. O resto do grupo aguardava mais à frente uns 3 km.
Quando chegamos ao grupo dos 4 o Paulo já estava com a pika toda e lá fomos os 2 a puxar pelo pessoal. Era a emoção dos kilometros finais. Estavamos quase com 220km e alguns familiares estavam à nossa espera.



Pelo meio ficou um passeio marcado apenas por um pequeno azar - a corrente partida do Paulo.

De resto foi pura diversão num treino de muita qualidade com cerca de 220km percorridos num total de 7h12'. Isso dá uma média de 31km/h, o que numa btt parece-me muito bom.

A camaradagem esteve sempre lá, o grupo nunca se partiu, quem mais tinha pernas puxava, quem mais tinha dores era apoiado pelos colegas. Foi um passeio à moda antiga dos Cães do Monte. Um passeio de amigos sem herois nem vencedores ou vencidos.

No fim do passeio fomos surpreendidos por um mega-lanche proporcionado pela família do Toni, onde nós, sem qualquer resquício de vergonha, estraçalhamos tudo, ou quase tudo... é que a comida era demais... Obrigado Toni, estava excelente.

Sem comentários: