domingo, 19 de abril de 2009

Campeonato da Maia... a escolha.

Acabei por escolher a prova de XC da Maia. Só tive a Scalpel pronta sábado de tarde, tarde de mais para ir às 12horas de resistência de Barcelos, que começava às 10h da manhã.

O Domingo acordou solarengo e após a reunião com o grupo local da loja Sodhisa lá chegamos a Santa Maria de Avioso. A atmosfera transpirava competição com tantos atletas em todas as categorias (39 na de Vet.A, a minha).

Eu e o Ribeiro após o reconhecimento

Chegada a hora lá alinhamos no arco insuflável e em frente ficava a fantástica recta com cerca de 200m. Soa o tiro de partida e foi hora de fazer juz ao nome "Nitro" e arrancar de talega aviada e agarrar e manter a 1ª posição até à entrada em monte, no preciso momento em que o grupo de 3 (eu, o Nuno Van Damme e o Carlos Silva do Maia AC) começamos a dobrar os ultimos atletas da categoria de Seniores, que partiu antes 1 minuto. A confusão estava instalada e por entre lama e atletas dobrados fomos mantendo estas posições até à 4ª volta.
clica para ampliar
Eu na frente, na recta de partida, com o Nitro a fundo

O momento fatídico...
Num degrau pouco técnico, mas pronunciado, entro com a roda de forma violenta no fundo do degrau, o pneu torce e o ar sai quase todo. A queda foi inevitável, bem como a passagem de vários atletas de várias categorias. Foi o momento de decidir se desisitia ou se metia ar e continuava. Não fui lá para desistir, tirei o CO2, insuflei o pneu da frente e fiz-me ao trilho. O estrago estava feito, as posições perdidas e o desânimo foi grande. Mas nem por isso, nem com a dor no joelho (derivado à queda) me fizeram desistir, era hora de ir agarrar alguns do lugares perdidos.

Os 2' minutos perdidos a meter ar eram suficientes para ter o lugar mais baixo do pódio, mas este fugiu como areia pelos dedos abertos, ou melhor... como o ar por entre um aro e um pneu torcido.
Após a prova, a bike ficou a pesar mais 1 Kg... de lama.

A 3ª prova do Campeonato será a 10 de Maio e espero poder ir lá desforrar-me do dissabor de hoje...

Fotos:
http://picasaweb.google.com/bikezoneet/InterFreguesiasMaia2Prova2009#
Dá para ver as várias largadas por categorias, apareço na 5ª foto.
Rescaldo:
O pessoal não está muito satisfeito com as classificações, mas pronto.

Sem comentários: