quarta-feira, 21 de julho de 2010

GeoRaid #2 Serra da Estrela | Relato


O GeoRaid tem a particularidade de cada atleta ter um companheiro para a prova.

Eu tenho o Rui Paiva Lima que, de resto, é um excelente companheiro, e creio que formamos uma dupla incomparável, por muitos e variados motivos. Acima de tudo pelas nossas diferenças como pessoas e pelo gosto, comum, de pedalar.

Neste tipo de provas cada um tem um papel bem definido quanto a determinadas tarefas. Outras há que as fazemos em conjunto, sem trocar grandes palavras ou divergências. Simplesmente acontece o que tem de acontecer. Isso não tem preço...

O Rui trata da navegação por GPS, eu trato da forma como "atacamos" a prova, atento aos pontos de água, às altimetrias, aos momentos de descanso e de ataque.

Na realidade eu começo sempre empenado as provas e depois vou aquecendo, o que geralmente só acontece aos fim de, pelo menos, 60km. O Rui começa com o Power todo e a matar-me em cada subida. Mais adiante, eu renasço e trato de puxar o carro-dos-bois.

Ainda bem que assim é, assim ninguém empena ao mesmo tempo.

Devo-lhe agradecer toda a paciencia que tem comigo, pois sou um "nabo" a andar de bike, e em zonas técnicas lá vai o Rui montanha abaixo e eu largo sempre o raio da âncora. Também é ele que está sempre atento à mecânica.

Nesse mesmo espírito de Companheirismo pedi-lhe para ser ele a fazer o relato de pelo menos um dia de prova.

Aqui vai a crónica pelo meu companheiro... dá-lhe, Rui...

"Mais um GeoRaid, desta feita na Serra da Estrela. Eu e o meu parceiro, o Nitro, lá fomos sexta-feira de tarde, na nossa carrinha (Transit Bi-Xénon, chamada Ivone) e demos boleia a dois colegas de "profissão" do Clube BTT de Matosinhos, o Carlos Araújo e o Telmo Lopes.
Perto das 19h chegamos ao Hotel Serra da Estrela, fizemos o check-in, pousamos os sacos nos quartos e depois de um banho refrescante fomos levantar dorsais.
Lá por volta das 20h30 fomos jantar e toca a ir para o quarto para descansar pois esperava-nos um primeiro dia extremamente difícil com previsão de muito calor e um acumulado de 3.923m em 114km.
Sábado acordamos às 6h30 da manhã para nos prepararmos sem stress e às 7h fomos tomar o pequeno almoço.
A nossa partida estava prevista para as 8h24' mas tinhamos que nos apresentar 8 minutos antes, pois assim reza o Regulamento da Prova. Com o nervoso do costume, antes da partida, lá nos desejamos boa sorte e fomos para a aventura épica...
Arrancamos muito forte, sempre a subir, com o Nitro a dizer-me para ir mais devagar, fomos descendo, fomos subindo, e o calor também, com o Polar a marcar 43 graus celcius.
Aos 70 quilómetros o meu combustível começou a acabar, as luzes do tabliê todas a acender e a vermelho, comecei a andar a pé e o meu parceiro sempre "impec" e a incentivar-me a ter força até que lá conseguimos chegar a Manteigas, e qual não é o meu espanto, encaramos com um montão de riders no super-mercado a comprar comida e bebida, todos como eu, com um grande empeno.
Descansamos um pouco, bebi uma cervejola, deitei-me para relaxar e lá arrancamos. Até parecia novo, só faltava a ultima subida de Manteigas para o Centro dos Limpa-Neves, cerca de 16km. Quando entramos no asfalto tive outra fuga de combustível e aí é que foi uma desgraça. Só ao empurrão é que fui andando. O meu Nitro estava na máxima força, tinha de dizer para ele me empurrar mais devagar, e depressa chegamos ao cimo.
Depois foi descer até ao Hotel.
Tomar banho e comer era a prioridade depois de umas magníficas massagens e jantar.
De seguida fomos para o Sono dos Justos pois no dia seguinte tinhamos mais trabalho para fazer no resto da serra."

Sem comentários: